(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

9.10.14

Especializações maternais

Especializações maternais

- Fazemos uma equipa "infernal", mãe! - disse-me ele com um entusiasmo vibrante enquanto colocava o gelo nas caipirinhas e mojitos que eu estava a preparar.
- Fazemos é uma equipa "celestial", João! Sabias que, de toda a família, és o mais novo a ter alguma vez ajudado cá no Bar?
Orgulhoso, agitou-se ainda mais, revelando-me capacidades e iniciativas que me deixaram boquiaberta.
O Tomás, por sua vez, com a energia de serenidade que lhe é tão característica, ia ajudando o pai a servir e entreter outros clientes.
Invadiu-me uma alegria sem precedentes. Daquelas que sabemos vir a recordar, nos anos vindouros, como algo quase palpável. Daquelas alegrias simples e, no entanto, tão absolutas que ficamos com a sensação de se nos cravarem nos genes. Pela primeira vez senti o poder familiar em forma de calafrio dinástico. Perceber-lhes as raízes, a pertença, e a paixão pelos (modestos) patrimónios empresariais fundados pelos progenitores, foi uma sensação colossal.

Sinto-me cada vez mais próxima destas duas criaturas. Não é que o amor tenha aumentado porque o amor de mãe afigura-se-me como sendo, desde os primeiros instantes da gestação, algo simplesmente absoluto. O que tem vindo a crescer são as mútuas aptidões para que nos relacionemos num plano de transmissão de energias brilhantes. Como se todos estivéssemos a fazer constantes especializações, mestrados e doutoramentos na área do entendimento maternal e filial.

Ana Amorim Dias (12-8-2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário