(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

9.10.14

Crudívoros

Crudívoros

- E, Ana? Os dois vegetarianos de que lhe havíamos falado, afinal subiram de escalão e passaram a crudívoros...
A noiva explicava-me a necessidade de alteração do menu para esses dois convidados.
- Crudívoros? Hum... Isso soa-me a doloroso...
- Está aqui a lista do que comem. Só frutas e vegetais, e tudo cru.
- Coitados! Isso até deve ser perigoso!

Esta manhã fui ao lingueirão. Um pouco de sal sobre os buracos alongados (os redondinhos são casulo) e, quando o lingueirão vem espreitar, apanhamo-lo e puxamo-lo, devagar mas com firmeza.
Lembrei-me dos crudívoros e falei com o lingueirão: "Podes não ser um vegetal... Mas, e se eu te comesse cru?"
Olhei-o e hesitei. Depois imaginei que estava numa ilha deserta sem mais alimento. Usando o livre arbítrio de quem quer saber se consegue, enfiei-o na boca e mastiguei. Cozinhados são melhores, mas à fome, por asco, não morreria eu. Sou crudívora e "cozinhadívora", foi a minha conclusão.

O que não consegui concluir, ao comê-los cozinhados já em casa enquanto via notícias, foi como podem ser "desprogramados" os terroristas fanáticos que andam a espalhar o horror no Médio Oriente.

Ana Amorim Dias (13-8-2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário