(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

10.3.14

O Jantar

O jantar

Acho que foi na terça à noite que eles me fizeram o comunicado.
- Mãe, na sexta feira fazemos nós o jantar!
- Sim, eu e o mano!
- Maravilha!- esfreguei as mãos de contente.- E o que precisam que eu compre?
- Bifes de vaca, mas que sejam tenrinhos!- explicou o João.- Eu sei uma receita!
"Onde a terá ele aprendido..."

Deviam ser umas seis da tarde quando cheguei à sala e os vi, muito arrumados, lado a lado, a cortar alhos na bancada da cozinha.
- Quantos alhos é que isto leva, mãe?
"Mau, então não sabiam a receita?"
- Sei lá, varia de pessoa para pessoa. Põe aí uns sete dentes.
- Dentes é isto ou isto?
Lá lhes expliquei a diferença. Regressei aos meus afazeres mas fiquei com uma dúvida:
- Tomáhás.
- Diz mãe.
- Que acompanhamento vão fazer para os bifes?
- Isso é preciso?
"Vai ser um rico jantar, vai!"
- Olhem, por que não fazem couscous?
Acataram a sugestão e, enquanto embirravam um com o outro quanto à distribuição de funções, a aparelhagem da cozinha ganhou inteligência artificial e começou a tocar o genérico do Indiana Jones. E eu fugi de fininho.
"Amanhem-se!"

- Mahãe!
- Digam.
- Isto é com azeite que se frita?
"Caneco, mas estes miúdos querem-me fazer o jantar ou o lanche?"
- Ainda é cedo para fazerem os bifes, isso é muito rápido. Já fazem, daqui a pouco.

Dez para as oito e eles sem darem à costa.
Chamei-os. Nada. Subi as escadas e lá estavam, no quarto do Tom, a tratar dos seus assuntos.
- Meninos, tenho fome, quero comer!!
Olharam para mim, muito espantados, e lá se lembraram que o jantar era com eles.
- Nah, agora já não me apetece...
O João foi o primeiro a desertar. A primeira baixa entre os meus soldados. A sorte é que o general-pai foi em socorro do mais velho e os bifes lá saíram (quase sem sabor) porque, a não ter sido assim, não haveria jantar.

Conselho a todas as mães em situação semelhante: esperem no sofá, mas façam como eu e levem um copo de bom vinho tinto para vos acompanhar a espera.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário