(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

10.3.14

Dois sabonetes para a alma

Dois sabonetes para a alma

Ele veio ter comigo a rir.
- O que foi? - Eu não tinha dito nada, nem estava a fazer nenhum disparate.
- Nada. Só achei piada a ver-te assim ao sol, de biquini, com a chaminé da lareira a deitar fumo atrás de ti.
Gosto de paradoxos. Deve ser por representarem os contrastes que arrancam o tom cinzento à existência, tornando-a mais multicolor.
Voltei a fechar os olhos e, ao sentir o sol contra a cara, lembrei-me do pequeno dístico que ontem li. Estava sobre o lavatório do restaurante onde jantei com amigas e rezava desta maneira: "Lave as mãos com água e a alma com vinho". A parte de lavar as mãos/corpo com água não me deixou grande espaço a divagações. Mas lavar a alma com vinho? Como se lava a alma? Que sujidade é que ela tem? E que tipo de vinho usar? Será que o tinto é para nódoas de maus sentimentos e o branco é para tristezas profundas? Nesse caso talvez o rosê possa ser para lavar a alma de injustiças e o verde para limpar remorsos.
Não importa. O que me mais me preocupou não foi o tipo de vinho que devemos fazer correr nos duches das almas. O que mais me ocupou as considerações foi aferir as condições de higiene da minha alma. "Tenho-lhe dado banho, lavado os dentes, cortado as unhas?"
Acredito que todas as almas se sujam um pouco no decorrer das suas vidas. Sujá-las faz parte integrante e indissociável do verbo viver. Mas para as lavar não é preciso vinho nem qualquer outra substância. Os únicos sabonetes capazes de limpar as almas são o PERDÃO e o AMOR, a nós e aos outros.

Saí do sol e vim para dentro, para o quentinho da lareira. Um sorriso triunfante apoderou-se do meu rosto. "O nosso eterno paradoxo será sempre o do bem versus mal. E estupidamente nem suspeitamos que as substâncias mais poderosas do universo inteiro moram dentro de nós... na forma de dois sabonetes para a alma..."

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário