(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

10.3.14

Falhar não é opção

Falhar não é opção

- Mãe, e se chumbares?
- Tomás! Isso não é opção!!
- Está bem, mãe, mas imagina que falhas...
- Volto a repetir-te: FALHAR NÃO É UMA OPÇÃO! Não para mim, pelo menos. E para vocês os dois também não pode ser!

Antes do teste, comentei com amigos que não prestava provas desde o milénio passado. "Sim, a última foi a prova de agregação para a Ordem, numa outra vida..."
Estranhei o nervosismo deles. Eu fico nervosa quando os meus filhotes não estão bem, tudo resto é irrelevante. Mas detesto falhar. Tanto que não é opção.

- Mãe, estou aí daqui a quinze minutos, dás-me almoço?
- Claro, mas estás onde?
- Saí agora da prova específica de mota.
- Ok, até já.
- Mãe??
- Diz.
- Não perguntas se passei?
- Não preciso!
As mães sabem. E a minha sabe que não aceito falhar.

Em bom abono da verdade, isto estes testes são demasiado simples para errar uma questão sequer mas, quando saí, (sem qualquer felicidade em particular porque falhar não é opção), fiquei a pensar que, como toda a gente, tenho sido submetida a muitas provas de outros tipos, daquelas em que não existe nenhuma entidade reguladora a colocar o carimbo de "aprovado". Fiquei a questionar-me se tenho passado a tudo sem falhar. Fiquei a perguntar-me se será bom esfregar constantemente na cara dos putos que a mãe deles nunca falha... Até porque eles adoram particularmente a história (pedem amiúde que a conte) da única vez em que, já na faculdade, deixei uma cadeira para Setembro.

Detesto falhar, mas a verdade é que se calhar às vezes falho. O que terei que explicar bem aos meus filhos é que temos que dar o máximo de nós mesmos para nos transformarmos em quem queremos realmente ser. E no meu caso, gostaria de ser a pessoa que nunca falha.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário