(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

10.2.14

E de novo, a mala

E de novo, a mala

- Mãe, quando é que fazemos a mala?
- Amanhã.
- Amanhã? Mas é amanhã que vamos embora!
- Sim, Tomás. Sabes perfeitamente que faço a mala vinte minutos antes de sair.

Esta manhã, outra vez:
- Mãe...e a mala?
"Caraças, mais o miúdo e a mala!"
- Tomás! São oito da manhã! Já fazemos quando eu te for buscar à escola. Só vamos embora a meio da tarde, filhote, não stresses, vá lá!

Normalmente não me esqueço de nada. Sou prática e tenho prática. Mas detesto. E é um bocado estúpido, dado que gosto tanto de estar sempre "a ir". De preferência sem planos, rumo aos inesperados desígnios de apetites instantâneos e atenta às curiosas surpresas dos caminhos do imprevisto.

Ontem deitei-me furiosa.
- O que é que tu tens?
- Nada.
- Ana! Eu conheço-te há trezentos e vinte e sete anos!
Quase me fez rir enquanto me aconchegava mais ao seu corpo.
- Vá, conta lá! - insistiu, apesar de ensonado.
- Estou a contactar editoras para fazer uma edição maior do último livro e estou a aperceber-me que, por já existir a minha primeira edição, ele não lhes interessa. E é estúpido!
- Tens que ser paciente. Quem sabe não descobres um caminho melhor ou alternativas que não estás ainda a ponderar?
Não lhe respondi. Realmente só contactei duas. E foi ontem. Já ando nisto há tempo suficiente para saber que estas "malas" levam meses infinitos a fazer.
"Talvez tenhas razão. Não posso planear estas "viagens" que ultrapassam a minha vontade." Mas, ainda assim, adormeci a sentir-me injustiçada.

Só agora, enquanto as palavras saem e me curam a urticária da impaciência como um eficiente bálsamo, é que me apercebo: não gosto de malas feitas com antecedência nem de viagens óbvias e programadas ao detalhe. Que enorme fortuna, a minha! É que para nos fazermos à viagem da vida da mais emocionante maneira, só precisamos da bagagem que temos em nós! E o caminho? Ah ah ah... O caminho está sempre em aberto!!

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário