(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

10.2.14

Olhar

Olhar

Eu estava a olhar lá para fora, pela janela da cozinha.
"O que é que vou escrever hoje? Onde é que se vai buscar a inspiração num dia assim, tão cinzento, em que a chuva não dá nem um minuto de tréguas?"
Dei mais uma dentada no bocadinho de queijo, e continuei a olhar, entediada, para uma Quinta do Monte toda molhada.
- Estás a ver tudo o que ainda falta fazer? - perguntou o Ricardo, levantando os olhos da receita de chocos guisados que está a fazer para o almoço.
- Estou a ver tudo o que já está feito. - respondi-lhe.
Começámos a fazer nascer esta Quinta há uns quinze anos e, pelos meus cálculos, deve estar a uns sessenta por cento do que um dia há-de ser.
Saí da janela e fui tirar um café.
- Queres?
- Sim.
E depois o silêncio, porque comecei a escrever.

Para onde é melhor olhar? Para o que está feito ou para o que falta fazer? Quer dizer, isto não tem nada a ver com a velha história do copo meio cheio ou meio vazio. Aí a resposta é óbvia. Neste caso não. Neste caso é quase como olhar para tudo o que já vivemos e tudo o que nos falta viver. Para onde olhar, então? Contemplar o que está feito com orgulho e/ou cansaço? Olhar para trás com arrependimentos e amarguras pelo que ficou mal feito? Olhar para a frente com ilusões fundeadas em factos que não controlamos?
Fui olhar de novo pela janela da cozinha, para confirmar a resposta.
- O que foi? O que tens tu?
- Nada, estou só a escrever a crónica.
E foi quando ele me atacou, com um abraço apertado e muitos beijos no pescoço, que o sentido mais profundo começou a brotar em palavras.
Sentei-me de novo e agora escrevo: devemos olhar para tudo, para o que está feito e o que está por fazer; para o que já vivemos e o que nos falta viver. Devemos não apenas olhar, mas conseguir ver realmente que somos mais do que a soma das conquistas passadas! Somos, acima de tudo, a força capaz de criar o futuro pessoal em que ambicionamos viver.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário