(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

26.9.11

Quanto vales, pai?

   Há um cheiro que me acompanhará toda a vida… não o sinto desde a infância, nos dias em que corria, risonha para o teu colo. O cheiro desse cachimbo que ainda vejo nítido no ecrã da minha memória. Um cheiro suave e doce, perfeito. O cheiro de que estavas por perto.
  E o toque da tua barba? Escura e aparada, imperfeita como tu. E como eu. A mesma barba com que te conheci toda a vida e que cortaste um dia, quando todos a começaram a usar. No mesmo dia em que me foste buscar à primária e eu, que nem te reconheci, não quis ir com aquele estranho.
  Há uma voz que vai estar comigo sempre…  A voz da tua razão. Essa voz sonora e firme,  dona do sim e do não que, teimosa,  eu contestava  achando ter eu a razão. Essa voz doce e melosa que sempre e só quis o meu bem.  Talvez nunca te tenha compreendido da forma mais absoluta. Não aceitei atitudes e critiquei-te o feitio. Mas sempre te admirei e me  reconheci em ti.
  Há um sentimento bom de que vou sentir sempre o gosto! Algo único na verdade, que só tu me podes dar :  essa segurança forte, esse abraço apertado que não me deixa cair, essa âncora de força que não falha nem verga nunca. Estejas perto ou longe, forte ou fraco, sei que és e serás sempre o meu derradeiro anjo protector.
  Estás cansado, bem sei. Eu também. Mas as forças não me faltam para te deixar seguro do legado que me deste. As forças não me abandonam para te demonstrar que sim, pai, sei que tudo o que fizeste foi por bem e por amor. As forças não me vão deixar enquanto não te  fizer saber que sim, tenho a certeza  do quanto te orgulhas de mim, do quanto me admiras e torces por mim e pela minha felicidade. …
  Confia, pai. Vou honrar-te sempre porque me fizeste honrada. Vou caminhar direita e fazer soar os meus passos como tu sempre fizeste. Vou seguir o meu caminho, cada vez mais forte, sábia e confiante porque sei, pai, quem um pai nunca, nunca abandona uma filha.
Amo-te…

Sem comentários:

Enviar um comentário