(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

26.9.11

Lembras-te, pai?

… De quando me levavas às cavalitas ou me puxavas pela mão, apressado para eu não chegar tarde à escola, fazendo-me correr para acompanhar os teus passos? Lembras-te das centenas de fotografias que me tiraste na infância e dos horários rígidos com que me tentavas limitar os meus excessos de adolescente? Lembras-te do momento em que me levaste ao altar e dos beijos orgulhosos e felizes que me deste na  testa depois do nascimento de cada um dos meus filhos?
   Lembras-te, pai, de cada alegria que sentiste com os meus sucessos e de cada força que me transmitiste nas “quedas” ?  Eu lembro-me, pai… de tudo, mas em particular de tudo de bom que me deste, me transmitiste, me ensinaste…. Lembro-me da tua expressão quando, há poucos meses, te apertei a mão enquanto te olhava nos olhos e te afirmava, convicta que me ia tornar numa escritora… como se pudesse transformar-me em algo que sou… Mas há uma lembrança mais forte que todas as outras, uma lembrança plasmada em papel pelo teu próprio punho… O que mais me marcou, pai, e o que vou guardar para sempre como um precioso tesouro, foram as palavras que me dedicaste na última página do meu primeiro romance, na madrugada de 8 de Janeiro quando acabaste de o ler… Escreveste: “ Com águas cristalinas também te apoiarei, também molharei os pés nesse mar e “torcerei” por ti e pela tua felicidade, minha querida filha. Grato pela tua sensibilidade e por teres sabido transmitir, às vezes de forma sofrida, a vivência da tua vida.” E sabes, pai? …Saber que partiste a compreender-me e a aceitar a minha verdade, faz-me saber que contarei sempre contigo… que molharás para sempre os pés no meu mar… que “torcerás” sempre pela minha felicidade… apenas já não o vais fazer por aqui… mas desde outra dimensão, qualquer que ela seja.
Porque como ainda no outro dia escrevi… um pai nunca abandona a sua filha….
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário