(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

26.9.11

Afinal o que é o sucesso??

  Quando andava no liceu, a estudar afincadamente para ter média para entrar na faculdade que queria, pensava que  o sucesso era ter boas notas, formar-me com boas média e ir trabalhar para uma grande empresa de advogados, onde, seguramente, faria uma carreira brilhante.   Ou então sucesso era estabelecer-me por mim própria, como advogada de província e “fazer um nome”… Um nome que fosse uma referência e um porto seguro de competência para quem a pudesse pagar.
   A minha noção de sucesso mudou tanto vida fora que só me lembro de uma  expressão para transmitir o que sinto… “ c’um caneco!!!”  
   “ Mas como pode a doutora dizer coisas dessas em público?” poderão pensar alguns incautos leitores que ainda pouco conhecem de mim…  “ Afinal não é isto que se espera de uma doutora…   
 Pois bem , esta “doutora” ( que nada mais é que uma pessoa como qualquer outra) vai-vos dizer o seguinte:  acumulo várias ocupações profissionais em vários sítios diferentes;  sou dona do meu tempo e da forma como organizo os dias … Posso usar a roupa que gosto e escapar-me até ao mar a qualquer hora que queira… Não dou satisfações a ninguém embora tenha os adoráveis prazos  (podem rir o que quiserem mas eu gosto mesmo de prazos!) …  Amo tudo o que faço com uma paixão que não esfria e, embora sem grandes luxos, não me posso queixar da vida….   Além disso, tenho tempo para os meus filhos cuja qualidade de vida me faz sorrir de prazer!
   Por isso,  ao olhar para trás e  ver que a minha jovem visão de sucesso em nada corresponde à minha vida actual, fico satisfeita com o facto!   Percebo que,  assim,  sou muito bem sucedida… muito mais do que se me tivesse mantido fiel ao projecto juvenil… Porque o sucesso, como  diz o outro, é mesmo ser-se  feliz!!!
Era bom que a crónica acabasse aqui, não era???   Mas não! Não vos dou esse gostinho!  Não sem primeiro vos deixar a pensar….  
“Ora diz lá…. Tu tens sucesso?????”
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário