(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

29.3.14

Realidades complexas

Ia começar a semana com algumas palavras sobre preocupação das autoridades peruanas com uma estranha crescente tendência. Parece que alguns turistas gostam de se fotografar nus nas ruínas de Machu Picchu. Mas depois lembrei-me que o referendo sobre a secessão da Crimeia resultou em mais de 90% de votos a favor do seu regresso à Rússia; e que o avião da Malásia continua sem rasto; e que a situação na Venezuela prossegue sem airoso fim à vista.
A questão é só uma: o que é que sabemos? Qual é afinal a percentagem de informação que temos? Quanto do que lemos, vemos e ouvimos, é de facto real? E o que é que é manipulado, alterado, embelezado ou desfeado? Podemos confiar nos sentidos e em quem traz a informação? Ou somos meros opinadores facciosos, emprenhados por tudo aquilo que não colocamos em causa?
Embora os valores sociais, éticos e humanitários sejam muito simples, a maior parte das realidades são tão complexas que, sem o devido conhecimento histórico e contextual, não podemos arrogar-nos o direito de os julgar com a justiça devida.
É por isso que, embora a preocupação com o nudismo de alguns turistas me faça rir, prefiro documentar-me bem antes de comentar outras coisas.

Ana Amorim Dias



Enviado do Writer


Enviado via iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário