(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

29.3.14

Estanguinhadeira

Estanguinhadeira

Garanto-vos que, às vezes, quase me chego a preocupar. "Terás inspiração para sempre? Para todos os dias?", pergunto-me. "Enquanto houver dias, existirão acontecimentos. Há sempre tema enquanto há vida e, havendo tema, inspiração não faltará!"

Acordei com o instinto predador do costume. Vesti-me de caçadora de histórias e comi os cereais no alpendre a ouvir os sons do campo.
- Queres vir comigo tratar dos animais?- o Ricardo convidou-me sem esperança, já que nunca o acompanho.
- Sim.
Ele não acreditou e saiu.
Segui-o.
- O inesperado afinal sempre acontece!- riu-se.
Fomos recebidos nos estábulos com a barulheira feliz dos animais que, prevenidos pelos gansos, se agitaram para receber os manjares.
O balde dos restos caseiros para as cabras; milho para as galinhas; palha para as éguas; farelos para o porco. E recolher o ovos, claro.
Depois segui o Ricardo e as éguas, cerro acima, para as deixar a pastar, com uma vista deslumbrante.
- Adoro fazer isto contigo!- sorriu-me. Sabe que a minha essência cosmopolita ainda confere mais valor a estas cedências esporádicas.
- Vou chamar os miúdos para irmos ao mercado. Vens?-
- Claro!
Ele só podia estar a estranhar tanta participação, mas eu precisava de mais acontecimentos e mais fotografias.

Cada um agarrou-se à sua alfaia, debitando disparates sobre o que faria com elas. Gargalhadas. Até que o Tomás segurou numa demasiado estranha. O vendedor explicou tratar-se de uma estanguinhadeira, que serve para tratar das oliveiras. Liguei o tio Google no iPhone e escrevi a estranha palavra: nada! Que sensação fabulosa. O tio Google afinal não sabe tudo? Isso quer dizer que ainda há conquistas possíveis para surpreender os meus leitores!
Festejamos com minis. E com pratinhos de enchidos. E frango assado e mais minis. Até comprei um chapéu à Hemingway só para me sentir mais artista, mais exótica. Valeu bem, esta caçada: não é todos os dias que consigo conquistar algo que sirva para ensinar algo a alguém!
E então lembrei-me das palavras do Ricardo: "O inesperado afinal sempre acontece!", nem que seja numa insuspeita manhã de domingo em que nos disfarçamos de caçadores de histórias e partimos dia fora cheios de sede de vida!

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário