(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

29.3.14

Crepes para a alma

Crepes para a alma

- Mãe, na sexta feira fazes crepes para a minha turma toda?
- Desculpa? Repete lá!?!
- Vamos fazer uma festa, por causa da centésima aula de português... E eu disse que tu podias fazer crepes para todos...
"Este gaiato leva-me sempre à certa. Bem, e é a centésima aula da melhor disciplina de todas."
- Está bem, Tomás. Mas pedes aos teus colegas para me mandarem bilhetinhos com temas para as minhas crónicas!
- Mamãhã... Tu não vai fazer o teu filho lindo passar vergonhas, pois não?

Se há meia dúzia de anos me dissessem que um dia eu me levantaria mais cedo e iria fazer crepes para toda a turma de um dos meus filhos, eu teria dado uma daquelas sonoras gargalhadas de boca aberta que envergonham toda a gente. Mas a vida é isto: o constante melhoramento das nossas performances.

Costumam dizer-me que sou muito simpática. Sorrio e respondo que é por ser escritora. Quer dizer, sempre fui bastante expansiva e dada a simpatias, mas antes de me saber escritora era diferente. Agora tenho muito mais responsabilidades: como poderia ser coerente com a positiva forma de encarar a vida, que todos os dias proclamo do alto do púlpito dos meus escritos, se fosse uma pessoa apagada e amarga? No fundo trata-se de uma pescadinha de rabo na boca: sou mais feliz e vivo mais para que as crónicas sejam mais felizes e vivas e elas são assim porque é assim que eu vivo. De verdade, sem disfarces nem fingimentos.

Enquanto hoje fazia as dezenas de crepes, conclui que encaro a escrita com um encanto maternal. Sinto-vos a todos um pouco como meus filhos e talvez seja daí que nasce todo este amor. Ora uma uma mãe nunca está pronta, nunca é um produto acabado. Estamos sempre a aprender novas formas de amar, educar, encantar e servir de exemplo. E é esta odisseia de melhoramento constante que me apaixona os dias e me faz servir-vos, feliz, estes crepes para a alma.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário