(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

29.3.14

Nitro

Nitro

Comecei logo o dia com uma consulta ao "tio" Google. A culpa foi do João que ontem, ao virmos da escola, começou com as coisas dele.
- Sabes o que eu gostava mãe?
- De quê? - preparei-me para anotar mentalmente a pérola que estava para vir.
- Que tivesses uma patilha, aí nesse sítio (apontou para a manete das mudanças) e que se abrisse uma tampinha com um botão lá dentro...
- Um botão de que cor? (Estes detalhes importam)
- Vermelho! E se carregasses nesse botão ligava-se o 'nitro' e o carro andava "muita" depressa!
- Nitro? Nitro quê, filho?
- Sei lá, aquele da velocidade!

Ora bem, de acordo com o que li no "tio" Google, nitro pode ser uma banda de hard rock, uma personagem da Marvel, um canal de TV, óxido nitroso ou nitroderivados. Na parte que me pareceu importante, descobri que o óxido nitroso (N20) "é sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma líquida em cilindros de alta pressão ou tanques criogénicos." Já foi conhecido como gás hilariante e serve para aumentar a potência em motores de combustão.

- E para que queres mais velocidade, filhote? Não vamos bem assim?
Fiquei sem resposta. E a lembrar-me de quando falo com o Ricardo sobre a sensação de andar de mota:
- Bolas! Viste a velocidade daquele?- comentei, certo dia, alarmada.
- Aquela velocidade nem se sente, numa boa mota.- respondeu, com a tranquilidade sorridente de experiente motard.
E eu, claro, fiquei a olhar para ele como se fosse um alienígena muito estranho.

O instrutor parou o carro e fez-me sinal para encostar a mota.
- Ana, vamos pôr o objetivo nos cinquenta quilómetros por hora, tens que acelerar um bocadinho!!
- Mas Rodrigo...
- Vá, bora!

Devo ter nascido sem Nitro. A minha paixão por estar sempre em movimento é inversamente proporcional ao amor por velocidades. Será que isto faz de mim uma pessoa lenta? Ou será que o óxido nitroso me veio todo para o cérebro sem que nada sobrasse para a locomoção? Não me podia importar menos! No jogo das minhas deslocações motorizadas quem dita as regras sou eu! E a velocidade ideal é sempre a que nos dá segurança.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário