(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

29.3.14

Pai que sabe ser pai

Pai que sabe ser pai

Liguei-lhe a meio da tarde.
- Olá mami, faz-me um favor, manda-me fotografias minhas com o pai.
- Ah, mas não estou em casa...
- Não tenho pressa, é só para amanhã.
Percebeu de imediato as minhas intenções.
Mais tarde, chegam-me algumas fotografias, acompanhadas com a mensagem: "Aqui tens o que consegui arranjar. Foi só uma hora à "cata" de fotos. Como o pai era o fotógrafo de serviço, tem poucas fotos dele. Beijinho"
Deu-me vontade de rir. Ainda não se usavam iphones nem o exercício da selfie com o braço esticado.

Ok, tenho poucas fotografias a sós com o meu pai. Mas tenho incontáveis imagens em que registou todo o meu crescimento e tenho algo muito mais importante: a imagem que me deixou de integridade e proteção.
Sempre que um pai sabe ser pai deixa marcas inexoráveis nos seus filhos: a sensação de ser amado, de pertencer ao clã e de, aconteça o que acontecer, estar protegido para sempre.
Sempre que um pai sabe ser pai, mas pai de verdade, deixa um sentimento de presença impossível de apagar, deixa valores e exemplos.

Ontem, ao longo do dia, pensei algumas vezes sobre o que iria hoje escrever. Buscava um episódio belo e imbuído de alguma mensagem ainda não narrada. Foi só enquanto lavava os dentes, mesmo antes de ir para a cama, que me lembrei de um bilhete que escreveu a todos os filhos, faz hoje uns vinte e tal anos. Nunca mais vi o tal cartão, mas lembro-me perfeitamente como terminava (eu sei, é incrível): "...e sigam nem sempre o meu exemplo mas sempre o meu conselho."

Continuo a crescer. Todos os dias. Continuo a lutar por me tornar não só na pessoa que o meu pai gostaria que eu fosse, como na pessoa que ambiciono ser. Tenho, cada vez mais, os preciosos e elevados valores que soube transmitir com os seus conselhos. E continuo a viver com todo o amor, proteção e confiança que as suas ações transmitiram. Pai que sabe ser pai é isto que deixa. Por isso pouco me importa ter poucas fotografias com ele: a imagem que deixou vale todas as fotos do mundo.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário