(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

26.12.13

Percursos

Percursos

Foi o senhor que, ao ver-me de braço muito esticado em pleno restaurante, se ofereceu para nos tirar uma fotografia.
- Desculpem a indiscrição, posso perguntar uma coisa?-
- Claro!- respondi, sorridente.
- Os senhores não saltaram por acaso daquela televisão ali, ontem, para esta mesa aqui, hoje?-
- Sim, era a que estava mais perto!- raramente me sai só um "sim" ou um "não", nunca entendi bem porquê.
- Obrigado. Eu tinha a certeza, mas eles não acreditavam.- queixou-se, a olhar para os colegas com um ar triunfante.

- É para a estacão de Entrecampos, por favor.- pedi ao taxista, enquanto ele colocava a mala na bagageira.
- Vai para Sul, não é minha senhora?-
- Sim, vou.- fiquei a pensar se saberia os horários de cor ou se me topou a pinta de moura.
- Ui, agora três horas de viagem!! É muito cansativo, ir para tão longe!- exclamou com uma enorme veemência.
Fiquei sem saber o que responder. Mas, como não me apetecia começar a divagar tão cedo nem ia deixá-lo a falar sozinho, limitei-me a um "Pois".

O que para uns é uma enorme viagem, para outros é um pulinho. O que para uns é tremendamente distante, para outros é logo ali. O mundo de cada pessoa tem um tamanho tão personalizado quanto os seus horizontes, expetativas e experiências de vida.
Gosto de ver cada percurso como mais uma página em branco sobre a qual há que escrever. Não importa a distância, nem o transporte escolhido; não interessa a proveniência, o destino ou a velocidade; não é relevante ao que fomos nem ao que estamos a regressar. Porque o encanto de cada percurso está no facto de ser mais uma ferramenta para a nossa construção. É por isso que estou absolutamente convicta de que, quer seja um salto do ecrâ para a mesa do restaurante, ou uma expedição de meses, é no movimento do percurso que a mais encantadora viagem se dá: aquela em que vamos escrevendo a história da nossa vida.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário