(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

26.12.13

Feliz Natal

Feliz NATAL!!

Estava a ver velhas fotografias e esta prendeu-me a atenção. Há uma certa pitada de inocência corajosa a salpicar a atitude. Digitalizei-a e guardei-a para a próxima vez que precisasse de salvar o mundo...

O pobre parece um saco de boxe. Leva socos por todos os lados. Está espancado, mutilado, e não me parece justo!
"Época de hipocrisia", dizem muitos; "época odiosa de cinismo, escravidão social e discrepâncias atrozes", atacam cegamente, como se a razão dos males do mundo fosse mesmo o Natal.

Mas que raio? Ainda não perceberam que o Natal não são os presentes nem a obrigatoriedade de os dar? Anda não perceberam que esta época existe porque há milhões de pessoas que não sabem ser carinhosas e precisam de um estágio anual para ver se aprendem? É assim tão difícil entender que se trata de celebrar a família, a generosidade, o amor ao próximo?? É assim tão impossível readaptar tradições, mantendo o brilho mágico da única altura do ano em que só a humanidade importa?

Só me apetece dizer palavrões, a sério, mas o coração acalma-se-me ao recordar a chegada dos meus filhos esta manhã à minha cama.
- Porque é que és sempre tão quentinha, mãe? - perguntou o Tomás, chegando-se mais a mim.
- A mãe tem um brilho!- explicou-lhe o João.
- És uma Deusa-Sol, mãe! - determinou o Tom, secundado pelo irmão:
- Sim, isso, uma Deusa-Sol!
Abracei-os com força:
- Obrigada Pai Natal, obrigada vida!!! Vocês são as melhores "prendas do mundo"!! Ah, e obrigada Ricardo!-
Riram-se e aninharam-se mais ainda na Deusa-sol das suas pequenitas vidas.

Natal é isto: calor humano, amor. E ele pode (deve) ser dado sem estribeiras tanto a quem faz parte de nós como a quem nunca vimos. Mas para isso precisamos de nos surpreender connosco: olhar para dentro e partir na expedição de resgate da nossa esperança, dos nossos sonhos, do nosso otimismo, da nossa capacidade de amar para além do explicável! Quando nos decidirmos a fazê-lo, não só o Natal voltará a fazer sentido, como todos os dias do ano serão mágicos... Acreditem porque eu sei! Parti há muitos anos, na minha nau, decidida a salvar o mundo. Talvez nunca consiga, mas jamais deixarei o leme da minha vontade andar à deriva!

Agora sim, desejo a todos um bom Natal!

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário