(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

22.1.14

Os gatos não fazem rotundas

Os gatos não fazem rotundas

Era um dos primeiros do dia deste ano. Eu estava numa rotunda... com um carro da polícia mesmo atrás de mim. "Ohhh shit! O que é que disseram nas notícias, mesmo? Ah, sim: fazem-se sempre por dentro e só se pode ir para a faixa de fora mesmo antes da nossa saída... Ou haverá hipótese de sair na seguinte?"
Nesse dia safei-me às garras da justiça. Nem de outra maneira podia ser pois costumo ser cumpridora. Mas fiquei a matutar sobre as rotundas pois sabia que seriam a analogia perfeita para algo.

Ontem estava a trabalhar e o gato sentou-se ao meu lado, com aquela carinha de mimo impossível de resistir. Parei o que estava a fazer e fiquei a olhar para ele: tentou roer-me os auriculares, espreguiçou-se, recebeu umas festinhas, bocejou, adormeceu, voltou a acordar, olhou para mim (juro que acho que ele me sorri) e tornou a recostar-se, com um ar cansado mas satisfeito.
- Tu nunca ficas de mau humor, pois não?- perguntei-lhe baixinho. E lembrei-me outra vez das rotundas.

Sempre gostei de rotundas e sempre hei-de gostar. Porque nos não a hipótese de escolha. Quem nunca deu nelas mais do que uma volta para perceber melhor a saída certa?
Mas o que pensei ontem, ao olhar para o meu gato que nunca se irrita, foi que as pessoas têm o hábito de ficar presas nas "rotundas do mau humor" sem saber dar pisca, encostar à direita, e sair dali o mais depressa possível. Quando atitudes alheias nos deixam de mau humor, gostamos de ficar a cozê-lo em lume brando, sem perceber que que a culpa do nosso estado de espírito é única e exclusivamente nossa; sem perceber que é sobre nós que recai a escolha de não desperdiçar tantas horas às voltas nesse círculo interminável de uma irritação que não nos compete.

Os gatos não fazem rotundas: limitam-se a enroscar-se no sofá com a tranquilidade própria de seres muito sábios. E nós? Será que da próxima vez que alguém nos irritar, saberemos dar pisca e sair rapidamente da nossa rotunda de mau humor?

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário