(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

22.1.14

De filtros limpos

De filtros limpos

- Mas que raio..
Olhei para a máquina com desagrado. A loiça estava muito mal lavada. O que se estaria a passar?
Olhei lá para dentro, abri os compartimentos e dei com um filtro cheio de porcaria.
- Humm...
Tirei-o, limpei-o e votei a pôr a máquina a lavar.
Mais tarde verifiquei que o assunto estava resolvido: de filtros limpos a "criatura" já funcionava bem!

Fiquei com a ideia de que muitos problemas deixam de existir se andarmos de filtros limpos. As atitudes alheias que nos desagradam e encaramos como um ataque pessoal, por exemplo, ficam absolutamente desvalorizadas quando as recebemos de filtros limpos. Ou seja, ao termos a capacidade de nos elevar, entendendo que aquela certa frase ou atitude é do outro e não nossa, percebemos que o problema não é nosso e que não nos devemos desgastar com ele. Ao termos a noção de que quando coisas más nos acontecem isso não é a vida a conspirar contra nós (e sim apenas algo menos bom que por vezes acontece) conseguimos continuar ligados à nossa energia essencial e seguir com a nossa vidinha, construindo o que ficou destruindo ou, simplesmente, seguindo outro caminho.
Ter os filtros limpos equivale a encarar a vida com otimismo e não permitir que as coisas menos boas afetem o que sentimos, o que queremos e a forma como agimos. Ter os filtros limpos é aceitarmos-nos e mantermo-nos na nossa trilha, sem deixar que as pedras encontradas no caminho nos façam tropeçar e cair; é continuar a acreditar em nós mesmos e em todo o nosso valor.

É por isso que ninguém me tira da ideia que, com os filtros desta maneira limpos, a "máquina" que todos somos cumprirá a sua missão.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário