(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

11.10.13

Segunda de manhã

Segunda de manhã

Gosto de fórmulas simples para medir coisas complicadas. A fórmula de segunda feira de manhã é uma delas. Talvez a leitura do que se segue vos venha a deixar com algum aperto no coração mas, pelos meus cálculos, se ficarem a pensar no caso, é bem possível que, num futuro mais ou menos próximo, isso venha a dar alguns frutos.

- O que é que queres fazer todos os dias da tua vida?- é o que, ultimamente, ando a perguntar a toda a gente.
- Hã? Que raio de pergunta é essa?-
- Vá, diz lá. Qual seria a ocupação que te faria levantar feliz cada manhã?-
- Olha... Não sei...-
"Pois, o problema é esse!"
- Então despacha-te, descobre e começa a lutar por isso!-

Às vezes tenho a sensação que sou uma réplica de Hércules. O trabalho nunca me assustou e abuso. Abuso e abuso. Abuso feliz porque não trabalho, vivo! Há labutas que me ocupam os dias e que trazem o dinheiro. E há labutas que me ocupam os dias não trazendo qualquer rendimento. Faço tudo. Feliz. E, fartando-me de trabalhar, nunca tenho a sensação de o fazer.

Mas desculpem! Devem estar curiosos. Voltemos à tal formula!
"Quem vive a segunda feira de manhã com o mesmo júbilo da sexta à tarde, não anda a desperdiçar a vida!" É simples!

Assim que saí da faculdade e casei e precisei de começar a sustentar-me, percebi que teria de lutar heroicamente para conseguir criar as condições certas para ganhar dinheiro sendo feliz. Felizmente tal princípio nunca deixou de nortear os meus passos, as minhas escolhas. Considero-me sábia, corajosa e sortuda por isso.
É mesmo preciso coragem... e estar preparado para enfrentar a escassez. É preciso nunca perder a noção do real valor do dinheiro; saber viver com quase nada; saber perder... Mas, bem feitas as contas, no balanço destes dezasseis anos de vida ativa, posso garantir que sempre adorei as segundas feiras. E as terças. E todos os dias da semana. Sempre adorei as manhãs, as tardes e as noites. Posso ter muito, pouco, ou estar no limiar do colapso financeiro, mas não me afasto nunca do fundamental: ser feliz no que faço. Posso comandar equipas e brilhar em competência, ou posso enfrentar a sós, só com uma pá e vassoura, centenas de metros quadrados de chão, mas faço tudo com a mesma felicidade inebriante de quem se deleita com cada passo do caminho.

Desculpem se vos deixo alguma angústia, mas é para e pelo bem! É que ser capaz de adorar cada manhã de segunda feira, é uma das maiores conquistas da vida. Fiquem a pensar nisto, por favor!

- Diz lá: o que é que queres fazer todos os dias da tua vida?

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário