(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

11.10.13

O espaço da paixão

O espaço da paixão


Saímos do restaurante e eu vinha a fazer um teatro tão cómico que ele, instintivamente, abraçou-me.

- Estou cada vez mais apaixonada por ti!- digo-lhe, de vez em quando, ao admirar este pequeno matulão com quem sinto uma cumplicidade enorme e crescente...
Se for pensar bem no caso, faz-me um certa confusão como é que um Ser, concebido há treze anos por esta altura, já me passa o braço por cima dos ombros e me fala com uma voz que começa (também ela!) a tomar corpo.
- Eu sei, mãe!- costuma responder com orgulho.

Uma coisa é certa: não fazia a mínima ideia da maravilhosa experiência que é ser mãe de um adolescente. Nunca, nem nos meus mais utópicos sonhos, considerei a hipótese de viver um relacionamento tão intenso, significativo e enriquecedor. Sinto-lhe o orgulho e encantamento por mim. Sinto-lhe a compreensão de quem sou, do que quero e da forma como funciono. Sinto uma conexão forjada em genes e alicerçada num diário "trabalho" de criação de uma relação abençoada.
Dizem que o ambiente familiar é crucial para se crescer feliz. Sem dúvida. No meu caso, a nossa vida a quatro tem que ser sólida e amorosa para se conseguir algo assim. Mas começo a perceber que o tempo que cada progenitor passa a sós com cada um dos seus filhos é também fundamental para a construção de cada um!

Às vezes fugimos só os dois, o Tomás e eu. Não importa para onde nem durante quanto tempo nem a fazer o quê. Fugimos para o porto seguro um do outro; para aquele espaço só nosso, onde, com gargalhadas soltas e olhares cúmplices que dispensam palavras, vamos construindo esta paixão que cada dia é maior.

Corro o risco de ser invasiva mas, ainda assim, atrevo-me a sugerir a quem tenha filhos, que experimente "fugir", a sós com cada um deles, para um espaço temporal só dos dois: para aquele espaço mágico em que as paixões ganham forma.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário