(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

7.1.14

Prazo limite

Prazo limite

- E isto é para estar pronto quando?
- Hoje!
E pronto, ficam a olhar para mim com aquela expressão que não consegue esconder o "...Esta mulher é louca..."

Estou muito habituada ao olhar "esta mulher é louca". Não sei se consigo chegar a fazer com que essa ideia se desfaça, mas estou-me absolutamente "nas tintas". Sei que é uma consequência da gulodice apressada com que vivo. A sensação que muitas vezes tenho é que o meu filme passa numa velocidade mais rápida ou a de que, enquanto me desloco ao meu próprio ritmo, tudo à minha volta vai ocorrendo em câmera lenta. Ao decidir algo, não espero: penso um pouco (por vezes chegam a ser alguns longos minutos) e começo em seguida.
Acho que as decisões não podem esperar: a ação espera por nós e, acreditem, não é na inércia pensativa que a vida acontece. Aliás, a vida nem acontece, nós é que "acontecemos" a vida. Venham-me cá falar em tomar as rédeas do destino quando se age ao relantim, sem qualquer convicção ou, pior, não se agindo de todo.
Provavelmente muitas pessoas não metem mãos à obra por não se crerem capazes. Ou talvez não o façam porque vai implicar muito esforço ou muito tempo ou por pensarem que vão desistir antes de chegarem ao fim. E agora pergunto eu: qual é o gozo de viver sem desafios? Qual é a piada de não ter projetos hercúleos, prazos impossíveis, provas insuperáveis? Qual é o encanto de nos ficarmos pelo pensamento, sem a adrenalina da pressão que colocamos a nós mesmos só pelo gozo de nos surpreendermos se acaso formos capazes?

Continuarei a afirmar aos outros que o fim do prazo é hoje, mesmo quando é impossível. Talvez assim percebam, pelo menos, que devem impor a si próprios que o prazo para começar deve ser agora!
Na parte de ação que me toca, não desistirei de querer tudo já, e depressa, e bem. Quanto mais não seja pelo doce sabor de ser olhada com a costumeira expressão do "Esta mulher é louca!"

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário