(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

17.11.13

Leitinhos

Leitinhos

- Mamãhã...-
- Diz Tom.-
- Tens que comprar mais leitinhos, já estão mesmo no fim!-
- Ai isso é que não estão! Olha aqui: um pacote inteiro!-
- Eu sei que esses estão aí, mãe. Mas esses são os de reserva... até comprares mais, gastam-se!

A minha avó tinha uma expressão engraçada, que usava quando via alguém a comer com apetite voraz: "Assim mais vale manter um burro a pão-de-ló!" Tenho a leve impressão que o diria se conhecesse os meus filhos. Felizmente!
As pessoas que não gostam de comer causam-me um certo transtorno. Respeito quem não gosta de comidas quase nenhumas. Aceito quem apenas ingere o estritamente necessário para se manter em pé. Mas o certo é que não me consigo sentir plenamente à vontade com pessoas assim. Diz-se que quem não presta para comer, não serve para trabalhar. Nunca confirmei se isto é ou não verdade porque normalmente lido com "bons garfos". Aliás, receber em minha casa (sentido lato, entenda-se: de casa e quinta de eventos) "passarinhos" que apenas debicam, com ar enjoado, as iguarias que apresento, deixa-me com uma irritação apenas explicável por já ter compreendido que sou uma "alimentadora" nata. Gosto de empanturrar quem me rodeia. Tenho um prazer enorme em alimentar, de comida e vida, todos os que, de forma mais permanente ou mais passageira, fazem parte dos meus dias. Fico feliz ao ver os outros comer e, se o fazem com prazer, ainda mais realizada me sinto.
A leitura destes factos é, no fundo, muito simples: o profundo amor que sinto por (quase) todas as pessoas, revela-se nesta necessidade de lhes colocar comida na boca e lições no coração. Posso não saber cozinhar como um Chefe gourmet e posso não ter muito para dar, mas hei-de abraçar sempre este impulso de nutrir corpos e almas... talvez na constante esperança de que não só se alimentem como saboreiem também.
E desengane-se por favor quem pense que isto é muito altruísta pois tenho a certeza segura de que, ao alimentar os outros, me alimento ainda mais a mim!

Agora vou desenhar um asterisco na mão para não me esquecer de comprar mais leitinhos!

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário