(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

1.12.13

Excursões e expedições

Excursões e expedições

Há uns tempos comentei com alguém, ao telefone, que estava de partida para uma expedição em África. Aquilo até me soou bastante bem, mas fiquei com a leve sensação de que tinha sido um pouco pomposa demais. Deve ser por isso que, ao longo das últimas semanas, as palavras "excursão" e "expedição", me têm aparecido por vezes a bailar no pensamento. Qual é, afinal, a diferença?
Define-se geralmente "excursão" como sendo um passeio organizado realizado em grupo; e "expedição" como uma viagem de exploração, que tanto pode ser feita em grupo como a sós.
A maneira como as encaro é ligeiramente diferente. Uma excursão é algo aborrecido, pré-estruturado, regrado e desprovido de qualquer valor que me possa interessar. Por isso não as faço, seria uma perda de tempo. Já uma expedição é algo encantador e excitante, surpreendente e aventureiro, sem regras nem monotonias, repleto de descobertas e ensinamentos. Se tivesse que definir a minha alma viajante, diria que sou uma exploradora solitária; adepta da improvisação, dos surpreendentes encontros e do crescimento através da experiência. Diria que sou uma pessoa de expedições sucessivas, capaz de se perder sem problemas para se encontrar mais à frente.

Hoje acordei para mais uma expedição. Uma que é simultaneamente tão banal quanto excecional: a expedição de cada novo dia! Acordei com a certeza de que, por mais normal que sejam os caminhos e destinos de cada momento, está nas nossas mãos fazer deles as mais incríveis aventuras... Está na nossa vontade vivê-los com a surpresa encantada de quem se rende a uma nova expedição!

Ana Amorim Dias


Enviado do Writer

Sem comentários:

Enviar um comentário