(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

1.12.13

A generosidade dos mestres

A generosidade dos mestres

Ontem à hora de almoço, ainda em Paris...

- Vou dar-te a tua primeira lição de fotografia, concentra-te!-
Pegou numa folha, numa caneta, pôs a Leica, com uma das suas soberbas lentes, sobre a mesa, e prosseguiu:
- Há três fatores a ter sempre em conta...- interrompeu-se para escrever uns rabiscos.
- Oh Eric, a sério, eu jamais saberei muito sobre fotografia. Parece-me demasiado complicado, é por isso que uso o iPhone!-
- Nada disso! Tens que ser uma artista completa! Vá, toma atenção à primeira lição!-
Afastei o atrito e abracei o privilégio de ter por mestre um dos melhores.

Mais tarde, no avião, olhei para a folha de rascunho e recordei o que me explicou, procurando que tudo fizesse sentido. Recapitulei noções básicas de sensibilidade, abertura, profundidade e velocidade. Recordei o que disse sobre enquadramentos, gradações de luz, escalas e milhões de pixels. Tentei visualizar de novo todos os botões e "rodinhas" da Leica e das ópticas que usou. E quase entrei numa momentânea depressão devido à confusão em que o meu humilde cérebro mergulhou.

- Parece confuso agora mas, com a prática e com as próximas lições, tudo vai fazer sentido.- disse-me no fim da lição, mesmo antes de me vir embora.

Tranquilizei o meu cérebro com as informações da alma. "Relaxa, Ana: quando o mestre investe no discípulo é porque o sabe capaz!"
E foi assim que consegui aterrar em paz em terras lusas, aterrando também em paz na certeza de vir algum dia a perceber alguma coisa de fotografia graças à generosidade de quem escolhe não guardar para si os segredos de uma arte.

Ana Amorim Dias


Enviado do Writer

Sem comentários:

Enviar um comentário