(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

14.7.13

Princípio ativo

Princípio ativo

As constipações costumam começar-me com uma leve dor de garganta. Para combater a coisa, que de verão não dá jeito nenhum, ataquei uma caixa de anti-inflamatórios. Ao fim de três dias de auto-medicação, acordei com uma dor medonha e, ao ver a garganta ao espelho, percebi que o assunto só lá ia com antibióticos.
Nove da manhã e eu a entrar no centro de saúde.
- As urgências são entre as oito e as oito e meia, mas se quiser pode esperar até às duas da tarde porque o doutor talvez a veja no meio de alguma das consultas marcadas.
Como a senhora não deve ter culpa daquele atendimento tão eficiente, rosnei-lhe um "muito obrigada" o mais mansamente que pude.
Guiei até ao centro de saúde mais próximo onde um médico me pudesse ver a maleita àquela hora tão estranha.
Paguei quinze euros e quarenta e cinco cêntimos ( parece que já não basta apresentar o cartão de dadora de sangue para ter isenção de taxas) mas fui rapidamente atendida.
- O que é que tens? -
Pensava que só tinha amigdalite mas depressa me apercebi de estar também com uma crise aguda de estupefação.
- Garganta.- respondi laconicamente enquanto tentava adivinhar a nacionalidade do médico.
- Abre a boca.-
Garanto que não sou preconceituosa mas, com aquele tratamento de choque, o rabo de cavalo e o brinquinho do dito doutor começaram a fazer-me questionar se não estaria nos "apanhados".
Expliquei que anti-inflamatórios tinha tomado e durante quanto tempo.
- Qual é o princípio ativo desses?-
Não pude conter-me.
- Como deve calcular, não faço a mais pequena ideia, mas devia ser um princípio muito pouco ativo porque não me fizeram efeito!-
- Bem, vou receitar então uns anti-inflamatórios...-
Foi nesse momento que que descobri o meu princípio ativo! Já tinha aturado muita coisa estranha em meia manhã apenas; a garganta doía-me imenso e não me ia dali embora sem uma solução eficaz!
- O doutor não ouviu o que eu disse? Não viu como tenho a garganta? Já tomei isso três dias, isto só vai ao sítio com antibióticos!-
Pelos vistos o meu princípio ativo fez efeito imediato naquele senhor doutor. Passou-me a receita correta e desejou-me as melhoras. Durante uns dias ainda me custou imenso engolir, mas fiquei feliz por ter descoberto que tenho princípios ativos que me protegem de "engolir" tudo aquilo que não quero.

Ana Amorim Dias


Sent with Writer.


Enviado via iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário