(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

20.10.13

Fora do horário letivo

Fora do horário letivo

Com um filho de cada lado, consegui estender o braço até à mesinha se cabeceira. Peguei no comando para que a aparelhagem fizesse soar, aleatoriamente, uma música. E o Jorge Palma começou a narrar, com excelente melodia e ritmo, "Jeremias, o fora da lei".
- Mãe, põe outra vez!-
Não se nega boa música às criancinhas. Soou de novo e de novo e de novo até que, ao vestir-me, o espírito de fora da lei havia tomado conta de mim e as calças eleitas foram as mais rasgadas.

- Escolhe aí um CD, Tom.- pedi, quando entrámos para o carro.
Estendeu-me um dos DOORS e os meus olhos brilharam. "Ainda o dia mal começou e já conspiras a meu favor, Universo?"
- O quê, mãe?-
- Nada, nada...-
Fui todo o caminho para a escola a falar-lhes um pouco do Jim; inspirá-los com a genialidade que o som testemunhava e a tentar explicar-lhes porque é que há pessoas que não sabem lidar com a "atração do abismo". E agora, enquanto escrevo, percebo que da mesma maneira que nunca outras músicas foram tão capazes de fomentar a liberdade da alma... também nunca nada será tão poderoso, para a formação de uma criança, como as "aulas" que os pais lhes conseguem dar, fora do horário letivo.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário