(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

20.10.13

Em inglês

Em inglês

- E sabe falar inglês, não sabe? É que a língua oficial deste evento é o inglês.-
- Não se preocupe. Falarei em inglês.- tinha acabado de aceitar o convite para dar uma pequena palestra sobre o meu ofício a adolescentes de várias nacionalidades.
- Esteja cá na terça, por volta das dez e vinte.
- Combinado.

Daqui a pouco são dez e vinte e surgem-me duas questões.
Como é que miúdos polacos, italianos e portugueses me vão entender em inglês?
O que é que lhes vou dizer durante uma hora?
As duas questões fundem-se e são de muito simples resposta. Não posso perder de vista, nem por um segundo, a mais inflamada necessidade que me norteia sempre: inspirar os outros a viver uma vida mais emocionante e significativa. Quanto às barreiras linguísticas que o seu parco entendimento do inglês possa acarretar, isso só me vem ajudar; é que quando a comunicação por palavras se torna mais complicada, temos que acionar de verdade toda a energia interior para passar a nossa mensagem... e ela ainda se propaga melhor.
Jamais voltaria as costas à oportunidade de falar para um grupo de adolescentes. Quer me compreendam bem ou me tenha que "esfolar" por isso, vou fazê-los entender que, quando nos reinventamos como nossos supremos heróis, a vida se torna épica.

Ana Amorim Dias


Enviado do Writer


Enviado via iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário