(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

17.5.13

Eterno predador

Eterno predador

Deviam ser umas quatro da manhã. A estrada já quase não tinha ninguém, o que me facilitou as manobras para evitar a colisão. Quando vi a sua presença, comecei a reduzir, a meter mudanças mais baixas, buzinei e até fiz sinais de luzes para que saísse da frente, mas o estupor do coelho parecia determinado a querer encontrar o criador nessa mesma noite.
Este episódio aconteceu há muitos anos e, desde então, já perdi a conta a quantos coelhos, lebres, perdizes, camaleões e lagartixas salvei a vida, tornando-me numa espécie de fada protetora destes simpáticos bichinhos.
Na sexta à noite, por exemplo, ao voltar para casa com as crianças, lá fiz as manobras que já bem conhecem para salvar a vida a uma lebre.
- Oh mãe.. - começou o Tomás. - Tu mudaste mesmo o pai!
- Ah sim? E porquê?
- Então, antes ele fazia pontaria aos bichos, até saía da estrada se fosse preciso, para os matar e trazer para casa. Agora faz como tu: abranda e desvia-se!-
Na altura não pensei mais no assunto mas, agora que escrevo sobre isto, não posso evitar perguntar: "Ana, o que é que fizeste?". Poderá a mulher tirar realmente o caçador que existe no homem?? A ser assim, será isso bom, ou um desvio contra natura? Em qualquer dos contextos, o homem é predador. E, analisando bem a questão, não me parece que nós mulheres nos possamos iludir com estas alterações pontuais. Até podem poupar a presa por nós, se não tiverem necessidade dela mas, caso a fome lhes chegue, os homens serão para sempre uns eternos predadores.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário