(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

24.11.13

De mestres a discípulos

De mestres a discípulos

- Ensinei-te bem!- exclamou ele perante uma atitude minha.
Sorri embevecida com o elogio. Creio que, nessa altura, não sabia ainda que a gratidão orgulhosa do discípulo pode ficar muito aquém do sentimento de realização do mestre.

É fácil perceber que todos podemos ser discípulos durante toda a nossa existência, desde que prestemos atenção. O que talvez muitos não se apercebam é que também somos mestres... do princípio ao fim da vida. Um recém-nascido, por exemplo, é um inconsciente mestre de amor; ensina, sem saber, à mãe, milhões de lições por segundo.

A cada momento somos (ou temos a obrigação de ser) mestres em relação a uns e discípulos de outros. É esta a mais natural lei do crescimento humano.

Na fotografia que acompanha esta crónica eu estava a olhar para o meu pai.Talvez em mais um momento de consciente aprendizagem. Ou então, como tantas vezes acontecia, estava eu a ser sua mestre. O que me importa reter da curta reflexão que esta lembrança me trouxe, é que todos nascemos mestres e que, na caminhada de construção da nossa mestria, nunca nos devemos esquecer de ser, também, discípulos.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário