(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

8.9.13

Pessoas-universo

Pessoas-Universo


Não faço ideia se o facto de se ser extrovertido ou tímido provém mais de fatores genéticos ou culturais e educacionais. Talvez dependa da conjugação de ambos. O certo é que quem é envergonhado tem muito a perder.

Desde miudita que me conheço como pessoa expansiva, capaz de meter conversa com qualquer pessoa e em qualquer situação. Mas só ao longo dos últimos anos é que me tenho apercebido da riqueza que tal característica nos pode acrescentar à vida.
Cada pessoa é um Mundo. Não! Cada pessoa é um Universo! E acredito firmemente que uma das nossas missões é ligarmo-nos uns aos outros para assim termos condições de expandir o entendimento e a sabedoria.
Reconheço a desmedida sorte de me ser natural falar com desconhecidos sem qualquer vergonha e de tentar, sempre que posso, conhecê-los um pouco melhor. A não ser assim já teria perdido muitas centenas de enriquecimentos que esses novos universos me trazem...

Os senhores do norte que assavam porcos no espeto e me contaram a vida toda enquanto me ofereciam os melhores pedaços de carne; o irmão de um noivo que ensina cegos do Nepal a dar massagens para terem como se sustentar; o mecânico sobrevivente com quem tenho conversas profundas; a "vizinha" do lado, numa feira medieval, que é caracterizadora e vai sozinha para a Costa Rica... E poderia continuar durante muitos parágrafos com a lista de encantadoras personagens da vida real que vou conhecendo a um alucinante ritmo.
Sei que temos muito a aprender uns com os outros e, no meu caso em particular, sei identificar de imediato quem, ao chegar à minha vida, vem com ensinamentos novos. Contudo, mais importante do que estar consciente desse facto, é saber que todas as pessoas-universo que chegam à nossa vida, vêm com a tarefa de nos ensinar algo mais sobre nós mesmos. E vice-versa, claro!

Ana Amorim Dias

Sent with Writer.

Sem comentários:

Enviar um comentário