(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

18.8.13

Proporção e firmeza

Proporção e firmeza

Há já muitos anos que perdi a conta das imensas centenas de caipirinhas que já me passaram pelo pulso. É muito fácil fazê-las mas, como em tudo o que é fácil, a excelência esconde-se atrás dos mais ínfimos detalhes. Para se fazer a caipirinha perfeita existem dois requisitos incontornáveis: proporção e firmeza.
Que leva lima, açúcar amarelo, cachaça e gelo, todos sabem. O que nem todos atingem é a "mão" mágica das proporções certas.
Quanto à firmeza, a justificação também é simples: ou a lima fica espremida até ao tutano e perfeitamente fundida com a cachaça e o açúcar, ou a bebida fica boa para ser derramada na pia mais cercana.
Continuem então a seguir-me o raciocínio enquanto transformo isto na costumeira alegoria. E se fizéssemos tudo como se de uma caipirinha se tratasse? E se nos conduzíssemos pela vida como quem faz a mais perfeita caipira? As proporções certas e a constante firmeza transformariam cada um dos nossos atos em algo digno de ser saboreado com um inegável prazer? E os relacionamentos? E o trabalho? Teria neles alguma influência?
Com as proporções certas de amor, tolerância, cumplicidade, admiração, amizade, sexo, respeito e a firmeza da manutenção do espaço individual de cada um, não há casal que se dê mal.
Com as proporções certas de amor, exemplos, segurança, responsabilização, loucura, educação e a firmeza de certas regras, é bastante provável que os nossos filhos cresçam felizes e íntegros.
Com as proporções certas de esforço, gosto, consciência, competência, dedicação e a firmeza de não desistirmos dos objetivos, a nossa vida profissional deixa de ser o ganha pão e ganha contornos de missão.
É por isto que hoje agradeço a todas as limas, açúcar e cachaça que ao longo dos anos espremi como se fossem a receita da salvação da humanidade.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário