(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

21.7.13

Dúctil

Dúctil

- E vês? Há pedras muito duras e há outras mais dúcteis.-
- O que é dúctil, pai?

O meu pai era escultor. Foi da sua boca que ouvi pela primeira vez esta palavra. Explicou-me que trabalhar pedras dúcteis implica menos esforço pois são mais moldáveis e suportam mais pressões antes de quebrar do que as que são demasiado rígidas. Não sei se ele preferia extrair as suas obras de blocos de pedra dura ou dúctil. Nunca lhe perguntei. Mas aprendi que o seu jeito de ser rígido se tornava extraordinariamente dúctil perante o escopro dos meus carinhos.
Agora que penso nisso e analiso as pessoas à luz destas definições, concluo que mais vale ser-se dúctil que duro. Quando os factos da vida nos esculpem com intensidade, a dureza excessiva implica uma mais fácil quebra. Mas no fundo, se me perguntarem, direi que ambiciono ambas as propriedades: nas virtudes quero-me dura e imutável, mas em tudo o que posso mudar para melhor desejo-me moldável e dúctil.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário