(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

21.7.13

Anjos humanos

Anjos humanos

Diz que hoje é dia do homem. Pelo menos lá para os lados do Brasil. Parece-me bem. Sem ironias de qualquer espécie.
Não deve ser fácil ser homem. Nada fácil mesmo, especialmente agora que a mulher se afirmou com tal veemência que muitos valores se alteraram.
Como reagiria eu, perante as mulheres, se fosse homem? Insistiria em pagar sempre a conta do restaurante? Sairia do carro a correr para lhes abrir a porta? Seguiria todas as regras de etiqueta perante esses seres que de frágil apenas têm a fama? Se eu fosse homem será que as compreenderia, que não descriminaria nem julgaria por atos menos femininos? Será que desesperava quando ficasse à espera que se pintassem e escolhessem os sapatos que ligam bem com a roupa? Ou perderia a paciência com os gritos histéricos ao ver um bicho e com a incapacidade para abrir frascos?
Sei exatamente como seria se fosse homem. Talvez por isso compreenda tão bem os seus desesperos ao tentar lidar connosco. Ser homem implica um esforço constante, uma atenção que não tira férias nem dias de folga e acarreta o esforço eterno da paciência.
Não, decididamente ser homem não deve ser nada fácil. Ainda por cima por terem que, a todo momento, contrariar a natureza e os instintos para nos terem satisfeitas e tranquilas.
Ser homem deve ser de tal forma desgastante que não consigo compreender as mulheres-carrasco, que eternizam a guerra dos sexos e não os apoiam na complicada odisseia de coexistir connosco.
Já o disse uma vez e repito quantas sejam necessárias. Os homens precisam de mimo. Precisam de compreensão, espaço, atenção e aceitação. Não existem para serem mudados, moldados nem domesticados.
Homens são homens e sempre serão. É precisamente aí que lhes reside o encanto! Ou talvez apenas me seja fácil ver as coisas assim por todos os homens da minha vida serem anjos na terra. Eu pelo menos é assim que os vejo.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário