(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

23.6.13

Salvo-conduto

Salvo-conduto

A sensação de vir de outro continente e aterrar numa qualquer cidade europeia costumava fazer-me sentir segura e em casa. Era uma coisa automática, quase celular.
A sensação de viver, há quase trinta e nove anos, em paz e sem medo não tem preço. Respirar a liberdade democrática é algo que sempre tomei por garantido, algo que respeito com uma reverência tão agradecida que nem sei como expressar.
A sensação de viver numa Europa económica e socialmente cada vez mais desarranjada, começa a fazer-me temer por coisas que nunca antes receei.
Viver em mais um país de políticos maioritariamente gulosos em que a educação, a saúde, a segurança social, os valores e a estrutura económica em geral estão a colapsar diante dos nossos olhos, faz nascer em mim considerações que até agora preferi afastar. O caos às vezes traz ordem. Mas a que tipo de ordem é que nos estamos a habilitar?
Creio que todas as atrocidades ocorridas no século passado na Europa, se mantêm bem presentes nas mentes de cada adulto informado. Os acontecimentos dos últimos dias, na euro-asiática Turquia, fazem-me temer o pior. O início do fim da liberdade de expressão é o fim do que devia ser o início da evolução do Homem na sua dimensão social.
Estaremos a caminhar de novo para o fim da democracia? Nunca antes me tinha permitido esta dúvida. Agora começa a fazer sentido duvidar.
Resta-me um apelo, singelo e sentido. É nas mãos das autoridades, policiais e militarizadas, que se encerra o derradeiro poder de evitar a morte das liberdades mais básicas. Apelo a que pensemos um pouco nisto e a que comecemos uma carinhosa campanha, perante todos os agentes de autoridade que conhecemos: há que fazê-los pensar antes de obedecer cegamente. Talvez desta forma estejamos a garantir o salvo-conduto que nos permitirá, no futuro, continuar a poder dizer e manifestar os valores em que acreditamos.

Ana Amorim Dias


Sent with Writer.


Enviado via iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário