(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

16.6.13

O que te sobra em altura

O que te sobra em altura

A senhora que nos atendeu ontem no restaurante, ficou realmente impressionada quando te viu levantares-te.
- Por Diós! Que alto! Cuantos años tienes, niño?-
- Faço amanhã doze. - Respondeste tu com um sorriso confiante.
E quando a senhora te "raptou", para te mostrar às colegas, mantiveste essa postura meiga, satisfeita e humilde que te acompanha quase sempre. Ontem à noite ainda tinhas onze anos, mas já mais de um metro e oitenta...

Devo confessar-te que conheço bem a sensação, mas há algo que quero explicar-te: temos a obrigação redobrada, quando vemos tudo mais cá de cima, de abarcar a visão ampla da humanidade. Olhar para tudo do alto pode conferir a tendência de uma certa superioridade. Não somos maiores que ninguém, meu amor. Não se é mais que os outros por se ser mais alto, mais forte, mais inteligente. Não se é mais que os outros por se ter moto quatro e piscina, tenho a certeza que já o sabes muito bem. Nunca somos mais que os outros mas temos a obrigação de lutar por sermos melhores que nós mesmos; temos a obrigação de crescer em bondade, humildade, humanidade e sabedoria; temos a obrigação de sentir o que sentem os outros e de lhes estender a mão sempre que nos seja possível.
O que te sobra em altura ainda te falta em experiência e conhecimentos. O que te sobra em altura ainda te falta em desilusões e visões dos lados menos belos da vida. Mas fico feliz por saber que tens pais e avós e tios e amigos que não te deixarão esquecer que o que te sobra em altura também te sobra em bondade. Sobrará sempre.
Não posso terminar sem dizer-te que, mais que dares um novo sentido a estes últimos doze anos da minha vida, a transformaste numa nova fase de um crescimento e alegria absolutamente indizíveis. Cada dia me construo mais a teu lado e aprendo que as lições são quase tanto de pais para filhos, como de filhos para pais.
Obrigada por existires, seres como és e me fazeres tão profundamente feliz.
Da mãe que te adora,
Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário