(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

6.5.13

Viver os sonhos

Vai desenterrar os teus sonhos!

Há demasiados assuntos a roubar-nos a paz de espírito e sei que não é nada fácil abstrairmo-nos deles. Se nos despreocupamos por completo entramos no pantanoso campo de correr o risco de perder o sustento, a casa, a família, a estabilidade e algumas outras coisas de quase igual importância. De caminho, no devir dos dias que se sucedem tão iguais, vai-se lutando por dormir bem no meio de tanta preocupação.
Afinal onde anda a esperança? Onde se meteu a paz de espírito? O que foi feito do entusiasmo? Para onde fugiram os sonhos?
Hoje não falo por mim. Tenho a esperança à flor da pele, a paz no meu centro, o entusiasmo na voz e os sonhos na ponta dos dedos que tecem histórias sem fim. O assunto é só contigo: onde meteste tudo isto? Até onde estás pronto a ir para resgatar o teu sonho? Ainda te lembras qual é? Quais são os obstáculos entre ti e a visionária missão que te destinaste? Não serás tu mesmo quem está a construir as muralhas que te impedem de viver o sonho? Não serão os teus infinitos medos e a tua constante inércia que contrariam, mais que tudo, a sua concretização?
Viver os sonhos dá uma trabalheira do caraças. Viver os sonhos assusta, incomoda, faz-nos tremer pelas bases. Mas é no momento em que começamos a sonhar com aspirações reais de concretização que a nossa vida começa. É aí que nasce a esperança, o entusiasmo, a coragem e a mais forte sensação de se estar mesmo vivo.
Agradeço-te que te recordes de cada um dos teus sonhos. Peço-te que tenhas a consciência que os sonhos que valem a pena implicam anos de trabalho, acarretam algumas perdas e têm por vezes que ser novamente adiados. Mas sonha, projeta, visualiza. Olha para dentro e começa a traçar planos. Olha para fora e entende que és capaz. Sê empenhado, esforçado, teimoso. Não te rendas a quem diz que não consegues e que o teu desejo é uma loucura desprovida de sentido. Sente-te a renascer, porque a cada sonho que conseguires concretizar, estás a emprenhar os outros com vontade de sonhar e poucas coisas existem mais belas do que esta.
Agora vai, vai desenterrar os teus sonhos e recomeça a sonhá-los. Renasce com a esperança, o entusiasmo e a paz de espírito de dares à tua vida um sentido.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário