(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

23.2.13

Profundidade

Profundidade

Como se faz autoanálise sem mergulhar profundamente em nós? É possível encontrar os porquês das nossas escolhas e modos de ser ficando a nadar só à superfície? Lançarmos-nos em profundidade no nosso mar interior será assustador pelo medo da escuridão e dos enormes tubarões brancos que lá possam estar? Ou essa incursão é simplesmente demasiado ingrata pela dificuldade de discernimento que a falta de ar sempre implica?
Afinal quantos de nós vamos mesmo ao fundo das nossas motivações para perceber as escolhas? Quantos de nós procuramos conhecer as raízes da árvore das atitudes?
Sempre pensei que sabia ir ao fundo de mim procurar as respostas, mas por vezes surge a dúvida e fico com a sensação de ter a mesma profundidade de uma libelinha esvoaçante à tona de água.
E isso deixa-me a ponderar que, de todos os desafios com que somos brindados, o maior deles é muito bem capaz de ser esse tal mergulho em profundidade. Porque só ao fazê-lo encontramos as respostas e percebemos as soluções para tudo.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário