(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

5.7.13

O assombroso facto

O assombroso facto

Estava a atrofiar o meu cérebro e a esgotar a minha energia com as notícias. Aparelhos de estado semelhantes a ventoinhas de teto que só chiam e mal se mexem em noites de mórbido calor. Ineficazes, devolutos e tendo por única ação uma apatia, impotente e apatetada, que de nada serve para aplacar o gigantesco fogo que se instalou na nação.
Desvio a atenção da televisão. Divago pelo VIMEO e, providencialmente, um vídeo chama-me a atenção: "THE MOST ASTOUNDING FACT". Desanimada, penso no que poderá ser mais assombroso que o desgoverno em que estamos. E então a voz de Neil DeGrasse Tyson começa a soar. Após ser interrogado para a TIMES magazine sobre o que considera ser o facto mais assombroso do Universo, dá início à verbalização da sua opinião.
"Estrelas colapsaram e explodiram, espalhando as suas entranhas pelo espaço. Esse carbono, nitrogénio e oxigénio foram os ingredientes que formaram nuvens de gases que depois se condensaram, dando origem à geração seguinte de sistemas estelares em cujos planetas passaram a existir os ingredientes fundamentais à vida. Quando olho para o céu sei que fazemos parte do Universo, sei que estamos no Universo e, mais importante que tudo isto: sei que o Universo está em nós!"
"Olho para o espaço e não me sinto insignificante nem pequeno, pelo contrário, sinto-me enorme... Porque os meus átomos vieram daquelas estrelas! Há um sentimento de conexão e relevância: podemos sentir-nos participantes porque é isso mesmo que somos, pelo simples facto de estarmos vivos!"

Caramba! Fiquei como nova! Ao ver a vida de cima, através dos olhos dos átomos celestes que me compõem, tudo voltou à sua correta posição universal. A consciência de sermos de facto feitos de matéria celeste tem o poder de nos fazer entender a importância relativa de tudo. E, com governos ou desgovernos, a vida continua!

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário