(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

13.3.13

Reparador de cabeças

Reparador de cabeças

Vínhamos só as duas no carro, a saltitar freneticamente de tema em tema sem perder o fio à meada, como sempre conseguimos.
De repente vejo o cartaz, mesmo encostadinho à estrada. Por baixo de uns desenhos esquisitos, em letras gordas, pude ler: REPARADOR DE CABEÇAS.
Tentei controlar-me porque o volante era meu, mas ainda assim, exaltei-me.
- Descobri, Guida, descobri!-
- Hã? - pela primeira vez naquela tarde, ela perdeu a noção do que eu estava a querer dizer.
- Descobri o que sou! Já sei como se chama o que faço!-
Ela levantou as duas sobrancelhas enquanto virava mais a cara para mim, como sempre faz quando quer que eu lhe explique melhor os meus devaneios.
Falei-lhe então do cartaz e ela concordou.
- Sim, és uma reparadora de cabeças, sem dúvida! Agora saca mas é da mala das ferramentas que preciso aqui de uma revisão!-

Mais tarde pesquisei imagens de "reparador de cabeças" no Google para poder ilustrar as palavras, mas só me apareceram elixires de salvação de pontas espigadas. Que tristeza! Sempre me identifico mais com quem recupera cabeças de motor do que com um qualquer bálsamo colador de cabelos estropiados.
Mas uma questão se apresenta: se aquele habilidoso senhor recupera cabeças de motor, eu recupero cabeças que não são o motor, porque acho que o motor é o coração... (neste momento tenho os lábios franzidos para o lado direito da cara, sinal claro de combustão meditativa).
Hummmm...
"Puxa o fio, Ana, vá lá, tu consegues!"
Quando, há uns anos, comecei a escrever, fi-lo para recuperar a minha própria cabeça e, consequentemente, o meu motor primordial. Com o tempo percebi que a partilha destes escritos tem a faculdade de recuperar aos poucos cabeças alheias e correspondentes corações. Sei que sim porque mo dizem constantemente. E isto só acontece porque tudo aquilo que a cabeça compreende, consegue curar no coração, o mais fabuloso de todos os motores que conheço!

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário