(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

7.3.13

Lições aprendidas

Lições aprendidas

Funciona assim: estamos muito bem e de repente a vida dá-nos um soco mesmo em cheio no nariz. Não conheço absolutamente ninguém a quem não tenha já acontecido.
Apesar de doer e ficarmos "abananados", temos então três opções: ficar de mal com tudo e todos, ativando um carpido e paralisante orgulho de criança mimada; ripostar com um gancho de esquerda, como um aguerrido pugilista; ou procurar investigar aprofundadamente a essência das lições que a vida, por si mesma ou através dos outros, nos traz.
O orgulho impede o contacto com os outros, que nos ajuda a encontrar as respostas. O pugilismo é violento e, por isso, nunca a melhor opção. Resta a tática do bom aluno: porquê, porquê, porquê? O que é que isto quer dizer? O que tenho que analisar, estudar e aprofundar para aprender esta lição? Ora bem, a apreensão de conhecimentos depende da nossa inteligência e da "bagagem" intelectual que já possuímos, mas o entendimento profundo das coisas só se atinge quando há uma predisposição emocional que se decide a ir mais fundo, de mãos dadas com a humildade e a inocência.
E é tão bom entender as lições da vida. Tudo porque simplesmente, de acordo com a ordem natural das coisas, as lições bem aprendidas não precisam de ser repetidas.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário