(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

17.3.13

Ingrediente mágico

Pináculo da biscoitice

Comecei a fazê-los mais ou menos há três meses. Todas as semanas a mesma receita, repetida pacientemente até encher uma gigantesca lata que acaba sempre vazia.
Mas há dias, enquanto me deliciava com o saboroso paladar e crocantes sensações, acabei por dizer alto:
- Hum... cheguei ao pináculo da biscoitice!-
O Ricardo riu-se enquanto se atirava também à ainda anafada lata.
Nesse momento pensei que a repetição acaba por conduzir à perfeição. Mas depressa abandonei a teoria. Nada pode estar mais longe da verdade. A repetição dá segurança e até pode potenciar a perfeição, mas não é determinante. Os ingredientes que conduzem à perfeição do que quer que estejamos a fazer, são a alegria e o entusiasmo. Os componentes mágicos de qualquer receita, culinária ou não, são o prazer, a paixão, o amor! Tenho a certeza disto.
Não há como negar: as últimas fornadas dos meus biscoitos de avelã e sésamo têm saído perfeitas.
Mas, enquanto tiro a fotografia aos perfeitos biscoitos, sinto-me agitada com a sensação de desafio do meu próximo projeto literário. A vertigem do seu início invade-me de questões. Estarei à altura do desafio pelo qual espero há já dois anos? Conseguirei assegurar o bem estar familiar? Não me posso permitir que esta obra não seja absolutamente perfeita! O coração acelera e concentro-me de novo da imagem acabada do pináculo da biscoitice. - "Sim, Ana, claro que vais conseguir! Estás feliz, apaixonada pelo projeto. Sabes que o vais fazer com o máximo de amor, alegria, prazer e entusiasmo, por isso sairá perfeito!"-
No fundo de mim sei que sim, mas não consigo evitar entristecer-me por todos os que não geram perfeição por não terem hipótese de trabalhar com semelhante estado de alma.
Pouso a máquina fotográfica e agradeço silenciosamente as bênçãos da minha vida...enquanto mastigo outro biscoito.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário