(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

16.2.13

Document 1

Dias de paixão

A celebração dos apaixonados no mês de Fevereiro remonta tanto aos feitos de são Valentim pelos sacramentos que dava, contra ordens instituídas, aos casais enamorados (e à própria paixão que a lenda conta ter vivido antes da sua execução) como às festividades em honra da Deusa Juno na Roma antiga.
Quando se encara este dia com o limitador espartilho de "dia dos namorados" fico sempre com uma certa pena dos casais de pombinhos que, nada sabendo da vida e muito pouco do amor, trocam inocentes juras eternas com caixas de bombons no regaço. Existe uma colossal distância entre os casalitos justapostos que, tudo fazendo para se agradar mutuamente, vão escavando sem saber a sepultura de breves paixões e as pessoas que sabem viver sempre em estado de paixão pura.
Prefiro encarar este dia como mais um dos 365 dias que o ano deve ter em plena exultação dos afetos, amores e paixões. Um dia em que talvez devamos repensar de um modo mais consciente na forma como deixamos que os amorosos sentimentos nos dominem e na maneira como nos deixamos amar.
Há pouco mais de um ano, depois de ver um espectáculo de tango em Buenos Aires, escrevi a crónica "A vida num tango" em cujo final desejei a mim mesma a vida num tango. Nesse momento epifânico compreendi que, independente de quem a cada momento amamos, devemos fazê-lo total e desmedidamente, com o derradeiro arrepio, que nos arranca o ar dos pulmões, a arrastar-se no tempo. Por mais que tenhamos suaves afetos, carinhosos amores ou sofridas paixões, temos a obrigação, pelo mesmos perante nós mesmos, de sentir e viver tudo com um total e comprometido empenho, reinventando-nos a cada momento na nossa indomabilidade ancestral. Porque na vida nada pode ser mais garantido que a nossa relação connosco e com o compromisso de viver eternamente enamorados.
Assim sendo instituo hoje e aqui o meu apelido como Dias, mas Dias de paixão.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário