(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

10.5.13

Primeira impressão

Primeira impressão

Enquanto se faz zapping, coisas muito interessantes podem acontecer.
Ouvi ontem à noite uma frase: "Ninguém tem a segunda hipótese de causar a primeira impressão." Esta síntese perfeita de simplicidade e verdade causaram-me uma excelente impressão. E o pensamento arrancou de novo, apoiado nas asas da curiosidade que sempre tenho sobre as minhas próprias opiniões.
Primeira impressão há só uma. É como o primeiro amor. Só um. Que pode perder-se nas brumas do tempo, distorcido por todos os amores seguintes, mas que permanece para sempre em nós como a primeira impressão do amor.
Sempre que conhecemos alguém ficamos com uma primeira impressão. Pode ser tão forte que não se apaga ou tão impercetível que quase a esquecemos. Pode ser boa e posteriormente defraudada, ou pode ser má e depois alterada.
Quando nos apresentamos a outrém o processo é o mesmo. Mas a primeira impressão, por mais que as seguintes a desmistifiquem, é sempre a primeira impressão, que não há como alterar.

- Estás aborrecido comigo por alguma coisa? Queres que me vá embora?- Perguntou ela ao senti-lo um pouco ausente.
- O que têm essas frases de positivo? Achas que podes construir alguma coisa com esse tipo de conversa?- perguntou-lhe ele de volta.
E eu fiquei espantada com mais este rasgo de luz.
Quantas das nossas frases são positivas e construtivas? Qual é a percentagem, entre tudo o que dizemos ao longo de um só dia, de coisas positivas? Será que metade das nossas atitudes e reações são construtivas? Ou é menos de metade? Dará muito trabalho analisarmos cada pensamento, frase proferida e ação exercida quanto ao seu positivismo e produtividade?
É um dos muitos casos em que a razão consciente pode ter um papel fundamental. Por isso hoje vou experimentar estar atenta todo o dia: só vou ter pensamentos positivos, proferir frases construtivas e exercer ações que me acrescentem algo de bom à vida. Quem sabe se, com treino, atenção constante e muita dedicação isto não se torna um hábito?
É que se o conseguir, fico com garantias de que não precisarei de segundas oportunidades para causar uma verdadeira e boa primeira impressão.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário