(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

26.11.12

Agente tripla




    Viver no campo faz-nos ampliar a família. Não é que os ares extremamente puros nos façam ter ainda mais filhos, mas  o modo de vida bucólico  presenteia-nos, de uma forma única, com relacionamentos  incríveis. Há duas senhoras de idade, a “Comadre” Maria de Fátima e a “Prima” Maria Irene, que são uma espécie de avózinhas para mim e para os meus filhos.  Ora à luz desta explicação  já podem imaginar as gargalhadas dos miúdos quando começo, na brincadeira, a dizer-lhes que uma é agente secreta da CIA e a outra é agente dupla do KGB…  E ainda há umas semanas, perante a louca encenação que lhes estava a fazer, perguntaram-me os meus filhos:
- E tu, mãe? Também és agente dupla? –
- Claro que não! Eu sou agente tripla, mas não posso dizer mais nada, para vossa própria segurança! –
“ Agente tripla?? ” -  pensei, - “ Que raio é isso? ”.   Reservei a crónica para quando entendesse…

   Passamos a vida no difícil  equilíbrio de tentar agradar aos outros e a nós mesmos. E, no meio desta complicada e incessante “guerra fria”,  acabamos muitas vezes por perder o fio de prumo da nossa verdade mais cristalina. Assinamos constantemente protocolos surdos, acordos de paz insuspeitos e tratados vitalícios que nos baralham o derradeiro sentido dos anos que por aqui passamos. E foi ao pensar um pouco sobre isto que percebi a veracidade da afirmação. Sim, sou Agente Tripla! Trabalho para a minha vida exterior e para a sua compatibilização com as vidas alheias que fazem parte da minha… mas, em última análise, sei  que  nunca perco a noção de que só entrego   lealdade absoluta à evolução da minha essência.  

Ana Amorim Dias
  

   



Sem comentários:

Enviar um comentário