(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

4.6.12

E tu quem és?

1981
- Sabes Ana, todos temos uma função neste Mundo… -
 - Sim? – Esbugalhei os olhos enquanto caminhava ao  seu lado.
- Sim. E o dia mais importante das nossas vidas é quando descobrimos qual é a nossa função. 
   Fiquei a pensar qual seria a minha, completamente rendida à solenidade daquele momento e à força daquelas palavras que, soube-o logo, jamais me abandonariam. Quem as disse foi uma professora primária, minha vizinha, com quem eu fazia todos os dias o caminho para a escola.
  
1998
- Cada dia é de uma responsabilidade enorme. – Disse-me a Drª Helena, no princípio do meu estágio.  – A Drª Ana Dias vai ter que lutar pelo valor do seu nome todos os dias! –
  Percebi a mensagem e, mais uma vez, mergulhei na solenidade daquele momento e na força daquelas palavras.
- Lutar pelo valor do meu nome. Não me esquecerei! –

2012
    Estas duas Mulheres, com tão simples frases, deixaram-me dois ensinamentos preciosos que nunca me abandonaram.  Esperei muitos anos até perceber finalmente qual é a minha verdadeira  função. Contudo não a descobri num só dia. Não. Foi uma descoberta feita ao longo de muito tempo e de muitas páginas escritas.
    Também continuo a ter a plena consciência que o valor de um nome se contrói todos os dias. Com uma invacilável força interior. Com coerência e perseverança, num exercício de cega fé que nada pode demover. Mas o meu nome não é Drª Ana Dias, a advogada. Chamo-me Ana Amorim Dias. E sou escritora.
E tu?  Quem és?
Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário