(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

17.1.12

Saudades?



- Meninos, vão ter saudades minhas? –
- Vaaamos! – Respondem em coro,  com um tom de voz que não deixa antever qualquer tipo de sofrimento.
- Mas não tenham muitas, está bem? –
- Sim, mãe!
 Em véspera de partir para dez dias fora, tento assegurar-me que estão bem com a minha breve ausência, afinal eles próprios já foram viajar sem mim durante mais tempo que isto.
  Mas o tema das saudades deixa-me a pensar… Sei que um dia os meus filhos vão sair de casa. Talvez para estudar fora ou para viajar pelo Mundo. É a lei da vida. É assim que deve ser. As crias a sairem do ninho e a trilharem o seu próprio destino. Quero que vivam aventuras, conheçam muita coisa e se descubram a si mesmos.  Sei que quando esse momento chegar quero estar preparada para os ver partir. Sei que é provável que custe um pouco, mas amar é isso: é aceitar a saudade como uma benção magnífica.  Só o amor perfeito aceita a partida e  exulta o abraço à vida dado pelo outro.
   Acredito que estou a construir esse tipo de relação com os meus filhos. De parte a parte. Porque os estou a deixar perceber que as saudades são um reflexo do amor, enquanto ao mesmo tempo lhes demonstro que é possível torná-las suaves e boas.... por amor!
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário