(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

31.1.12

Pedra tumular


Ontem à noite, depois de um esforço titânico para conciliar desavindos, pensei na maneira como tenho conduzido a minha vida. A minha formação académica preparou-me para os pleitos mas, uma das maiores máximas do meio judicial é: “ mais vale um mau acordo que uma boa demanda”…   e se assim é, talvez seja pelo facto de a razão “popular” perceber que a grande fonte das soluções para os problemas reside na paz e não na guerra…
   Sem dúvida! A formação académica e profissional prepararam-me para os conflitos… mas a minha alma veio preparada para as conciliações e para as resoluções dos conflitos apelando à parte boa que existe no coração de cada pessoa. Mais vale um mau acordo que uma boa demanda. Mais vale ceder e condescender do que astear o orgulho e os argumentos como uma bandeira de aço.
Pensei em tudo isto ontem à noite e percebi que toda a vida me tenho baseado nos maus acordos para evitar as boas demandas. Tenho caminhado as  largas avenidas da minha existência a comprovar que quase sempre os maus acordos se convertem em ganhos inegáveis e numa paz sólida e redentora. Não fomos feitos para a guerra. Fomos feitos para aprender a viver com dádivas que se repercutem no Mundo até voltarem a nós em forma de amor e harmonia!  Experimentem vocês mesmos para entenderem do que falo…
   E é por isso que, nas minhas reflexões noturnas de ontem, percebi que sei viver bem. Sei viver como quero, regida por leis superiores de entendimento e amor. E é também por isso que decidi que  as palavras que quero que se gravem na minha pedra tumular sejam: “Ela soube viver!”
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário