(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

20.10.11

Três em um


    O meu pai adorava viajar. E sempre o ouvi dizer que cada viagem é, na verdade, composta por três: o antes, com toda a expectativa e preparação; o durante, quando absorvemos tudo aquilo que a nossa motivação e tempo permitem; e o depois, feito de memórias saborosas que cristalizam a vivência.
   Sou adepta incondicional da partida. E amante da chegada, também. E se digo frequentemente que as pessoas não viajam mais por mera preguiça é porque sei bem do que estou a falar. É claro que ficar em resorts de luxo com a família toda talvez seja, para muitos, a única visão possível de uma viagem… Mas não tem que ser  assim!  Tive tal epifania há uns anos, quando uns amigos da Colômbia estiveram na Europa um mês, e um semana comigo… - “Que sorte que vocês têm, com todos os países da Europa tão à mão de os conhecerem! – Disse-me certa tarde, o Luis. Percebi algo que ainda não sabia e que determinou a minha vontade.
   Meus caros: a vida é demasiado preciosa e o Mundo demasiado belo para se perderem nas desculpas de não haver tempo, dinheiro ou condições… Se não vão todos os anos duas vezes a Londres, três a Paris e uma a Nova York, vão só uma de três em três anos. Mas vão!  Se não podem levar toda a família… vão sozinhos! Porque os vossos filhos hão-de crescer e ter muitas oportunidades, mas vocês,  daqui a uns anos, já não podem ir a lado nenhum de arrastadeira e com com alguma incontinência que a idade vos traga!  E se não ficam no melhor hotel, pelo menos ficarão num com uma cama onde caibam e água quentinha para se lavarem da canseira dos dias em que viram tudo o que queriam!
   Uma das coisas mais maravilhosas é viajar a sós, sem caras metades nem excessos de bagagem. Aprendemos a contar derradeiramente só com a nossa responsabilidade, organização  e sentido de orientação. Vemos preciasamente o que queremos, quando queremos e ao nosso próprio ritmo. Conhecemos gente, partilhamos histórias e vivências. Comovemos-nos  e conhecemo-nos mais intensa e profundamente, ao mesmo ritmo que os nossos horizontes se alargam de uma maneira brutal. Saímos da nossa zona de conforto… apenas para perceber que a vida é tão mais ampla  e confortável do que pensamos!
    Viajar bem requer apenas duas coisas: vontade e preparação. Porque  a vontade move-nos, tira-nos do lugar, e a preparação faz com que o tempo se rentabilize e aproveite da mais perfeita maneira.
  Por isso comecem. Agora mesmo. Façam um mealheiro e escolham um destino. Percam horas na net, onde tudo se encontra em conta, tudo se descobre e tudo se pode planear. Marquem os dias, por poucos que sejam, e organizem o tempo:  destribuam-no por tudo o que vão querer ver, fazer, experimentar. Preparem-se para o desconforto das horas de viagem, para o minimalismo absoluto na bagagem ( quanto a mim, a derradeira sabedoria do bom viajante) e para ficar em locais que a vossa bolsa suporte. Depois vivam em expectativa até o momento chegar e partam para viver e se emocionarem com contemplações e experiências que farão parte integrante da única coisa que realmente possuímos na vida: o que vivemos!
Ana Dias
 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário