(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Destino ou livre arbítrio?

Estamos a seguir um plano traçado ou, pelo contrário, somos senhores do nosso futuro através das constantes escolhas do dia a dia?  Podemos ter a certeza de como será o nosso amanhã??  Ou apenas podemos estar certos quanto ao que esperamos dele? Podemos fazer planos e esperar que tudo corra de acordo com os nossos intentos ou devemos ter sempre em conta que podemos estar condicionados por algo que não controlamos? As fatalidades que nos acontecem, têm dia e hora marcada ou são meros acasos resultantes de infelizes e desafortunadas escolhas?
Gosto de pensar que sou dona do meu destino… que os caminhos da minha vida são escolhidos pelo livre arbítrio de que tanto me orgulho. Mas será realmente que as grandes e pequenas escolhas, que constantemente faço,  determinam o meu futuro? Ou determinarão apenas a forma como o vou atravessando???
Gosto de pensar que tenho sempre escolha, mas a vida vai mostrando que, às vezes, qualquer que seja a escolha do potente livre arbítrio, o destino continua, implacável, a zombar dos meus intentos…
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário